domingo, 9 de julho de 2017

Projeto PP: Monster High

Muito tempo atrás, quando vi as primeiras bonecas de monstro nas lojas; Uma vampira pink, uma Cleópatra com ares de cantora pop e uma lobisomen cheia dos balangandans, não dei a menor bola.
(Nunca gostei muito de boneca, nem quando era criança)


Só que anos mais tarde quando topei com uma calaca mexicana, foi amor à primeira vista.
(Sempre gostei de caveira)

As Monster High fazem sucesso com meninas de todas as idades por serem mega coloridas e muito diferentes. Uma prateleira de Barbies não tem 10% da diversidade.

Mas uma coisa me perturba (desde sempre) em praticamente todo tipo de boneca (exceto as do tipo bebê): Roupas!

Ultra mini saia. Ultra mini blusa. Ultra pouca roupa.

Para dizer o mínimo, a infância deveria ser um período de coisas mais sadias e mais lúdicas. Sensualização na infância é uma coisa que me chateia horrores. Esse padrão ajuda a criar adolescentes (e mulheres adultas) infelizes com sua identidade e seu corpo.

Quando ganhei a Gárgula de presente e não resisti a começar minha própria coleção, surgiu a ideia de um projeto de Integridade do Progresso Pessoal: Customizar as bonecas criando roupas modestas que fossem modernas e  fashion.

Rochelle Goyle
Não é preciso ser costureira nem ter máquina de costura, porque objetivo não é ficar perfeito, só ser divertido e estimular a criatividade na combinação de peças e acessórios.

Clawdeen Wolf


Você vai precisar de:

- Retalhos de tecidos e de fitas
- Agulha, linha e tesoura
- Velcro autoadesivo
- Tempo 

Eu fui modelando as roupas nas próprias bonecas e costurando atrás porque não pretendo trocar as peças, mas pode ser feito com velcro autoadesivo. 

Jane Boolitle
O meu projeto era fashion monocromático com um pézinho no rock e o outro no social. Então usei somente retalhos em escala de cinza. (Também comprei sapatinhos avulsos com a Denise no Nokaxinoka.)

Honey Swamp
...

Comentários: Para as moças esse é um projeto legal para fazer com suas bonecas de infância (se tiver alguma guardada) ou com as bonecas das irmãs pequenas, primas ou sobrinhas.
Para as mamães, esse é um projeto legal para fazer com a(s) filhota(s) de todas as idades.

Eu fui à casa da minha mãe para fazer uma boneca com ela. Justamente a caveira que eu mencionei no começo dessa postagem. 

Skelita Calaveras

Pra mim, essa peça se tornou um xodó. Minha mãe costura desde há muitos anos (eu só sei malemá fazer barra) e o vestido lindo da Caveirinha que fizemos juntas tornou essa peça o que se chama de "One of a kind".

Ao todo customizei 26 bonecas; 18 peças para minha coleção, uma para cada sobrinha, uma para cada cunhada, uma para minha mãe e uma para minha avó. 




...

Info:
As imagens das bonecas originais são as imagens oficiais de cada boneca da Mattel que é dona da marca e são utilizadas aqui a título de divulgação. As fotos das customizações foram feitas pela autora e podem ser utilizadas a titulo de divulgação em painéis e mídia social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...